Development aid women nepal Narendra Shrestha/Department for International Development/Flickr

Fazendo o Melhor por Mais Ajuda

PARIS – O esforço para erradicar a pobreza global nunca foi tão intenso. Em 2014, pelo segundo ano consecutivo, a assistência oficial ao desenvolvimento (APD) totalizou uma alta histórica de $135 bilhões, de acordo com novos dados da OCDE. Isto indica que as economias avançadas continuam empenhadas em promover o desenvolvimento global, apesar de seus recentes problemas.

Some-se a esse total o gasto substancial feito pela China, países árabes e países da América Latina sob a forma de empréstimos e investimentos, e fica claro que os fluxos da APD em direção a países em desenvolvimento atingiram níveis sem precedentes. E a euforia em relação aos números em destaque não deve encobrir as oportunidades de canalizar esses fundos de maneira mais eficaz.

A ajuda oficial proveniente de países doadores tem ajudado a reduzir pela metade a pobreza extrema e a mortalidade infantil, e também tem impulsionado o progresso em muitas outras frentes. Mas está ficando claro que fluxos apoiados de ajuda ao desenvolvimento não serão suficientes para erradicar a pobreza extrema até 2030 e implementar as novas metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que estão para ser aprovadas ainda este ano.

https://prosyn.org/aDVAmncpt