Os Objectivos de Desenvolvimento das Mulheres

NOVA IORQUE – À medida que se aproxima 2015, o prazo definido para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), os líderes mundiais enfrentarão uma escolha: adiar os objectivos por mais uma década ou duas, ou responsabilizar aqueles que não conseguiram cumprir com os seus compromissos. Para as mulheres, a escolha é clara.

Já estivemos neste ponto. Em 1978, na Conferência Internacional de Cuidados de Saúde Primários em Alma-Ata, 134 estados assinaram uma declaração apelando a cuidados de saúde adequados para todos no ano 2000. Dezasseis anos mais tarde, em 1994, no Cairo, 179 governos anunciaram os direitos reprodutivos como um direito humano básico e adoptaram resoluções para garantir o fornecimento de acesso universal a uma gama completa de serviços de saúde reprodutiva, incluindo o planeamento familiar.

Contudo, esses prazos já tinham sido atingidos e ultrapassados quando, em Setembro de 2000, durante a 55ª Assembleia Geral da ONU, líderes de 189 nações adoptaram os ODM. E vários outros compromissos e resoluções foram aprovados por líderes mundiais, antes e depois da declaração dos ODM.

https://prosyn.org/Tqxpn4Apt