A sala de aula global

MOUNTAIN VIEW, CALIFÓRNIA – Quando eu leccionei na Universidade de Stanford, em 1970, estava sempre à procura de formas de ensino onde a tecnologia pudesse ajudar a melhorar a aprendizagem. A grande inovação dessa época era o facto de as minhas aulas serem transmitidas ao redor da Baía de São Francisco. Nós até enviávamos cassetes de vídeo das conferências para mais longe.

Hoje, os professores gravam e fazem upload das suas conferências e, graças à Internet, os estudantes podem vê-las, as vezes que quiserem, em qualquer parte do mundo. A educação - um dos últimos grandes sectores da economia que ainda não foi modificado pela era digital - está à beira de uma revolução. Mas por que razão não deve ser digitalizada? A web é o combustível do século XXI e impulsionará os alunos de todas as idades, de todos os cantos do mundo, a direccionarem-se para um futuro de sucesso.

Por exemplo, os MOOC (Cursos Online Abertos em grande escala) oferecem gratuitamente, ou a baixo custo, educação superior de grande qualidade a centenas de milhares de pessoas, através da Internet, fazendo com que seja mais fácil aprenderem o que querem - e onde querem. Vejo oportunidades semelhantes a aproximarem-se no ensino primário e no ensino secundário, no futuro.

https://prosyn.org/j91d5b6pt