pissarides6_Visual GenerationGetty Images_jobhiring Visual Generation/Getty Images

Decifrando o código do trabalho

LONDRES – Sempre foi difícil saber com certeza se alguém é uma boa escolha para um serviço até que ela ou ele esteja no cargo e de fato fazendo o trabalho. Por esse motivo, o processo de contratação pode exigir que candidatos e empregadores deem um salto de fé – o que é especialmente verdadeiro hoje, quando a escassez de mão de obra e as tecnologias em rápida mudança vêm tornando ainda menos eficazes as práticas de contratação tradicionais. As empresas precisam de uma nova lente para avaliar talentos – e devem intensificar seu compromisso com o desenvolvimento de habilidades por meio do treinamento no trabalho.

As empresas devem começar entendendo melhor como os funcionários se movem entre empregos e o que esse processo significa para eles. Em pesquisa recente, o McKinsey Global Institute examinou milhões de históricos de trabalho não-identificados, bem como anúncios de emprego, em quatro grandes economias – Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Índia – para ver como as pessoas acumulam habilidades ao longo de suas carreiras. O estudo descobriu que as habilidades e melhores correspondências de trabalho adquiridas através da experiência de trabalho estão ligadas a quase metade dos ganhos médios da vida da pessoa. Essa participação é normalmente muito maior para pessoas sem diplomas universitários que começam em empregos que pagam mal.

Por exemplo, a experiência profissional contribui com mais de 90% dos ganhos vitalícios para os trabalhadores indianos que começam suas carreiras como operadores de equipamentos de construção, mas com menos de 30% para os profissionais de saúde do país, cujos ganhos vitalícios são determinados principalmente por sua educação. Para as pessoas que começam em empregos de baixos salários, fazer movimentos estratégicos de carreira e aprender ao longo do caminho é o melhor – e muitas vezes o único – caminho para ganhos maiores ao longo do tempo.

https://prosyn.org/Lkd4SrUpt