Afghanistan health Noorullah Shirzada/Getty Images

Os custos com a saúde associados às alterações climáticas

OXFORD — Nos últimos anos, o mundo tem vindo a preocupar-se cada vez mais com o potencial catastrófico do aquecimento global e de outras alterações ambientais provocadas pelo homem, e com razão. No entanto, um dos riscos mais graves foi ignorado: a ameaça para a saúde humana.

Na verdade, as preocupações em relação ao que pode significar para o planeta um aumento das temperaturas globais acima dos níveis pré-industriais são inteiramente justificadas. E muitas pessoas estão compreensivelmente perturbadas pelo facto de os mais pobres do mundo sofrerem de forma desproporcional enquanto os EUA — o segundo maior emissor de dióxido de carbono do planeta — parecem estar a fugir às suas responsabilidades.

No entanto, as implicações que as alterações ambientais provocadas pelo homem têm para a saúde são em grande parte negligenciadas, ao mesmo tempo que a qualidade de vida das gerações futuras está a ser hipotecada para garantir vantagens económicas. Tais implicações são mais visíveis nos mercados emergentes de África, Ásia, Américas e Europa.

https://prosyn.org/B2H8WxApt