deseglise1_RGBAlpha Getty Images_sustainablegreeninfrastructurebuilding RGBAlpha/Getty Images

Como ampliar as infra-estruturas sustentáveis

NOVA IORQUE – As alterações climáticas são provavelmente o desafio global mais urgente da actualidade, e não estamos a combatê-las com a rapidez suficiente. O acordo de Paris sobre o clima de 2015 visa manter o aumento das temperaturas globais bem abaixo de 2 ° Celsius acima dos níveis pré-industriais. Mas os compromissos recentes dos governos nacionais com a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) ainda deixam o aquecimento a caminho de ultrapassar os 3 °C até ao fim do século. Para evitar isto, precisamos de agir mais rapidamente, a uma escala maior, e de forma mais disruptiva – especialmente no desenvolvimento e financiamento de projectos infra-estruturais.

As infra-estruturas existentes – cuja definição, em sentido lato, inclui transportes, energia, telecomunicações, água e edifícios – são responsáveis por quase 70% das emissões de GEE. Além disso, à medida que os países de baixos e médios rendimentos impulsionam o crescimento populacional e a urbanização, serão responsáveis pela maioria da esperada duplicação de recursos infra-estruturais até 2050, na sua maioria através de projectos novos. Se queremos evitar as alterações climáticas catastróficas, temos de implementar infra-estruturas novas e sustentáveis numa escala adequada, ao mesmo tempo que desmantelamos ou reabilitamos recursos obsoletos e insustentáveis.

Até à data, porém, este objectivo tem-se provado inatingível. A oferta de projectos infra-estruturais sustentáveis e financiáveis tem sido inadequada e reduzida, especialmente nos países de rendimentos baixos e médios. E a materialização dos financiamentos também tem sido lenta, especialmente os provenientes do sector privado.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

Get unlimited access to PS premium content, including in-depth commentaries, book reviews, exclusive interviews, On Point, the Big Picture, the PS Archive, and our annual year-ahead magazine.

https://prosyn.org/VuQCqGdpt