Joseph E. Stiglitz, a Nobel laureate in economics and University Professor at Columbia University, is a former chief economist of the World Bank (1997-2000), chair of the US President’s Council of Economic Advisers, and co-chair of the High-Level Commission on Carbon Prices. He is a member of the Independent Commission for the Reform of International Corporate Taxation and was lead author of the 1995 IPCC Climate Assessment.
NOVA IORQUE – Que tipo de sistema económico é mais conducente ao bem-estar humano? Essa pergunta tende a definir a era atual, porque, depois de 40 anos de neoliberalismo nos Estados Unidos e noutras economias avançadas, sabemos o que não funciona.
A experiência neoliberal - impostos mais baixos para os ricos, desregulamentação dos mercados de trabalho e de produtos, financeirização e globalização - tem sido um fracasso espetacular. O crescimento é menor do que era no quarto de século após a Segunda Guerra Mundial e a maior parte acumulou-se no topo da escala de rendimentos. Após décadas de rendimentos estagnados ou mesmo em queda para os que estão abaixo, o neoliberalismo tem de ser declarado morto e enterrado.
Na disputa para ser seu sucessor, existem pelo menos três grandes alternativas políticas: o nacionalismo de extrema direita, o reformismo de centro-esquerda e a esquerda progressista (com a centro-direita a representar o fracasso neoliberal). E, no entanto, com exceção da esquerda progressista, essas alternativas continuam ligadas a alguma forma de ideologia que expirou (ou deveria ter expirado).
To continue reading, register now.
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
orSubscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Already have an account? Log in