stiglitz258_GettyImages_doctorcheckupondollarsign Getty Images

Depois do neoliberalismo

NOVA IORQUE – Que tipo de sistema económico é mais conducente ao bem-estar humano? Essa pergunta tende a definir a era atual, porque, depois de 40 anos de neoliberalismo nos Estados Unidos e noutras economias avançadas, sabemos o que não funciona.

A experiência neoliberal - impostos mais baixos para os ricos, desregulamentação dos mercados de trabalho e de produtos, financeirização e globalização - tem sido um fracasso espetacular. O crescimento é menor do que era no quarto de século após a Segunda Guerra Mundial e a maior parte acumulou-se no topo da escala de rendimentos. Após décadas de rendimentos estagnados ou mesmo em queda para os que estão abaixo, o neoliberalismo tem de ser declarado morto e enterrado.

Na disputa para ser seu sucessor, existem pelo menos três grandes alternativas políticas: o nacionalismo de extrema direita, o reformismo de centro-esquerda e a esquerda progressista (com a centro-direita a representar o fracasso neoliberal). E, no entanto, com exceção da esquerda progressista, essas alternativas continuam ligadas a alguma forma de ideologia que expirou (ou deveria ter expirado).

https://prosyn.org/AJvPYH4pt