elerian159_ Kevin DietschGetty Images_fed Kevin Dietsch/Getty Images

Simplificando uma economia global complicada

CAMBRIDGE - A economia global deste ano está cheia de surpresas intrigantes. O crescimento do PIB do Japão está hoje superando o da China, e as vendas de julho do varejo americano foram o dobro da previsão de consenso, apesar do Federal Reserve dos EUA estar operando um dos ciclos mais concentrados de alta de juros em décadas.

No Reino Unido, o crescimento salarial subiu para uma taxa anualizada de 7,8% e o núcleo da inflação tem se mantido elevado, mesmo após 14 altas consecutivas da taxa pelo Banco da Inglaterra (com mais aumentos vindo aí). Enquanto isso, Brasil e Chile cortaram suas taxas de juros, divergindo das expectativas do mercado de que o Fed manterá as taxas altas durante um período prolongado.

Essas esquisitices são só algumas de muitas, e aumentando a complexidade estão as implicações incertas de mudanças estruturais significativas no horizonte. Isso inclui a transição necessária a uma energia de carbono zero, a revolução da inteligência artificial e várias outras mudanças impulsionadas pela inovação. Somem-se a isso tensões geopolíticas e o recuo da globalização econômica e financeira, e uma gama ampla de cenários potenciais se abre.

https://prosyn.org/mgD4uMZpt