Joseph E. Stiglitz, a Nobel laureate in economics and University Professor at Columbia University, is a former chief economist of the World Bank (1997-2000), chair of the US President’s Council of Economic Advisers, and co-chair of the High-Level Commission on Carbon Prices. He is a member of the Independent Commission for the Reform of International Corporate Taxation and was lead author of the 1995 IPCC Climate Assessment.
NOVA IORQUE –A economia de Porto Rico está em grandes apuros. Mais de uma década de recessão tornou a dívida pública insustentável e está a fomentar fluxos de migração para o continente dos Estados Unidos, afetando a vida de milhares de famílias e impondo um fardo maior aos que ficam. Inverter esta dinâmica desestabilizadora exigirá uma reestruturação da dívida que proporcione o alívio necessário para implementar políticas pró-crescimento. Infelizmente, o que está a ser oferecido não é de modo algum suficiente.
A dívida de Porto Rico é para ser reestruturada de acordo com uma comissão estabelecida pela Lei de Supervisão, Gestão e Estabilidade Económica de Porto Rico (PROMESA). Essa lei federal, promulgada em junho de 2016, também estabeleceu um Conselho de Supervisão com autoridade de tomada de decisão fiscal para a comunidade dos EUA.
O processo de reestruturação teve início no dia 3 de maio, quando o Conselho entrou com uma petição no tribunal federal. Mas muitas decisões cruciais ainda têm de ser tomadas, tais como a quantidade total da redução da dívida a ser fornecida e como é que a margem de avaliação será distribuída entre os titulares dos diferentes tipos de obrigações. Estas decisões irão determinar que políticas são viáveis para impulsionar as perspetivas económicas de Porto Rico - e, portanto, o montante que o país pode pagar aos seus credores.
To continue reading, register now.
Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Subscribe
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
Already have an account? Log in