milgrom1_Shams QariBarcroft Media via Getty ImagesBarcroft Media via Getty Images_water Shams Qari / Barcroft Media via Getty Images / Barcroft Media via Getty Images

O poder do desenho de mercado

STANFORD – Em 2010, os Estados Unidos tinham um problema de alocação desafiador. A demanda vinha crescendo por um recurso vital à vida cotidiana, mas o suprimento disponível estava sendo usado por adversários que tinham construído uma indústria importante em torno dele. Não só isso, transferências incrementais para novos usos eram impossíveis. Será que novas regras poderiam aliviar as situações de escassez ao mesmo tempo em que respeitassem os direitos existentes dos usuários e permitissem uma realocação voluntária e multissetorial?

O recurso não era água, mas espectro de rádio - as frequênciaseletromagnéticas usadas para ligações de telefones móveis, dados de smartphones e comunicações de emergência. A demanda por espectro vinha crescendo à medida que mais pessoas assistiam vídeos por streaming, faziam videochamadas e usavam apps mobile. Porém, como o espectro que seria ideal para apps de smartphones estava tomado por uma indústria fragmentada de emissoras de tv, não havia banda disponível para usos em mobile.

Nossa empresa, Auctionomics, sugeriu ao Congresso dos EUA e à Comissão Federal de Comunicações resolver o problema por meio de uma série de mudanças que culminaram no LeilãodeIncentivoàTransmissão. Espectro seria comprado de volta de usos de transmissão menos valiosos e revendido para aplicações celulares, ao mesmo tempo em que protegeria de modo generoso os operadores estabelecidos que quisessem manter seus usos tradicionais. Esse leilão, realizado em 2016 e 2017, adquiriu uma quantidade grande de espectro, realocou-o a usos de maior valor e arrecadou US$ 19 bilhões em receita bruta.

https://prosyn.org/k7b7CNNpt