Africa banking Pius Utomi Ekpei/Getty Images

A cobertura do sistema bancário

TORONTO – Num mar de notícias sombrias, um título radiante surge no horizonte. Os últimos números do Banco Mundial sobre as contas bancárias das pessoas (que serão lançados na próxima Primavera) deverão indicar que o número de pessoas que são titulares de contas em bancos ou noutras instituições financeiras formais aumentou.

A última vez que o Banco Mundial publicou o relatório da base de dados Global Findex, em Abril de 2015, cerca de 700 milhões de adultos, principalmente nos países em desenvolvimento, tinham obtido acesso a serviços financeiros nos últimos três anos. Este número representou um aumento de mais de 21% no número de pessoas titulares de uma conta bancária. Uma vez que o acesso mais amplo aos serviços financeiros ajuda a criar uma via para sair da pobreza, qualquer aumento nesta métrica constitui um sinal positivo para o desenvolvimento humano.

No entanto, a minha organização não estará a declarar vitória quando o novo relatório for lançado. Independentemente do que os dados do Banco Mundial revelem, a inclusão financeira universal para os mais pobres do mundo continua a ser um objectivo distante.

https://prosyn.org/A62BSeGpt