A perigosa mitologia do cancro

GENEBRA – Este ano, o Dia Mundial do Cancro irá concentrar-se em dissipar os mitos prejudiciais sobre a doença. O tema - ilustrado no slogan “Cancro – Sabias que…?” - oferece uma oportunidade para reflectir nas verdadeiras consequências do cancro e melhorar os esforços globais na prevenção e no tratamento.

Um mito que prevalece é o de que o cancro é essencialmente um problema dos países desenvolvidos. Mas, embora seja verdade que o cancro infiltra-se nos países ricos, também é verdade que as pessoas dos países mais pobres do mundo perdem mais anos de vida devido à doença. Enquanto o avanço da medicina e os avanços tecnológicos têm ajudado os doentes com cancro, dos países com altos rendimentos, a viverem mais - na medida em que algumas formas de cancro têm-se tornado efectivamente condições crónicas - aqueles que vivem em países com baixos rendimentos continuam a morrer jovens.

Além de ser injusto, isto é profundamente trágico. Se já se conseguiu eludir doenças assassinas, como a malária e a SIDA, não se devia então morrer prematuramente de cancro - sobretudo com as formas de cancro que poderiam ter sido evitadas com algo tão simples e tão acessível como uma vacina.

https://prosyn.org/nN18aI9pt