Facebook logo Sergei Konkov/Getty Images

Seis características da Era da Desinformação

MENLO PARK, CALIFÓRNIA – A preocupação sobre a proliferação da desinformação, da informação errada e da propaganda atingiu um tal ponto, que muitos governos começaram a propor legislação nova. Mas as soluções apresentadas reflectem um entendimento inadequado do problema, e podem ter consequências negativas imprevistas.

No passado mês de Junho, o parlamento alemão adoptou uma lei que inclui uma provisão para aplicar multas até 50 milhões de euros (59 milhões de dólares) a sítios populares, como o Facebook e o YouTube, se estes não removerem conteúdos “obviamente ilegais”, como discursos de promoção do ódio e incentivos à violência, no prazo de 24 horas. Singapura anunciou planos para implementação, no próximo ano, de legislação similar para lutar contra as “notícias falsas”.

Em Julho, o Congresso dos EUA aprovou um conjunto de sanções radicais contra a Rússia, em parte numa resposta ao seu alegado patrocínio de campanhas de desinformação destinadas a influenciar as eleições nos EUA. O diálogo entre o Congresso dos EUA e a Facebook, a Twitter e a Google intensificou-se nas últimas semanas, por terem surgido provas inequívocas de compras de anúncios de campanha por entidades Russas.

https://prosyn.org/d0CS6hppt