smartphone technology health kenya TONY KARUMBA/AFP/Getty Images

A promessa mundial da saúde digital

BASEL – No seu recente best-seller Factfulness, o falecido perito internacional no domínio da saúde, Hans Rosling, mostra que horrores como catástrofes naturais, derramamentos de petróleo e mortes em campo de batalha tendem a diminuir acentuadamente, e que os rendimentos agrícolas, as taxas de alfabetização e outros indicadores de desenvolvimento estão a aumentar. Adoptando uma abordagem baseada em fatos e evidências, Rosling defende o optimismo no que parece ser um mundo cada vez mais caótico.

Além disso, também existem razões para estarmos optimistas no que se refere à saúde mundial e por um motivo simples. Assim como a Revolução Industrial realizou avanços de longo alcance na medicina, a actual revolução digital irá permitir-nos melhorar os cuidados de saúde de uma forma que há apenas alguns anos era difícil de imaginar.

Quase todos os países do mundo assumiram compromissos face aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, um programa internacional para melhorar o bem-estar da humanidade e do planeta que a sustenta. Em termos de saúde mundial, os ODS pretendem pôr termos às mortes evitáveis de crianças e às grandes epidemias, bem com alcançar a cobertura universal em termos de cuidados de saúde.

https://prosyn.org/CENYXOPpt