rodriguesbezerra1_Damian GillieConstruction PhotographyAvalonGetty Images_bikelane Damian Gillie/Construction Photography/Avalon/Getty Images

As ciclovias fazem avançar toda a gente

FORTALEZA – O cruzamento da Avenida Leste Oeste com a Avenida Pasteur na cidade brasileira de Fortaleza foi sempre complicado de atravessar de bicicleta, especialmente para quem se dirigia no sentido oeste-leste, onde três faixas de automóveis se transformaram em duas. Os dados demonstram que, em todos os 60 minutos da hora de ponta, 360 ciclistas eram obrigados a manobrar em redor e pelo meio de 2700 automóveis, camiões e motocicletas sem quaisquer protecções.

Estas condições não contribuem para a utilização da bicicleta, para não dizer pior. Porém, as bicicletas são muito promissoras, tanto como meio de transporte como modo dos Fortalezenses se dedicarem a uma vida mais activa e resistirem à epidemia de obesidade que varre o Brasil, onde mais de metade da população tem excesso de peso ou é obesa. Com um aumento da obesidade superior a 67% nos últimos 13 anos, pesava sobre a minha administração o ónus de transformar a bicicleta numa escolha mais popular.

O nosso objectivo consistia em tornar Fortaleza – uma maravilhosa cidade costeira, e o quinto maior município do Brasil, com mais de 2,6 milhões de residentes – mais segura e mais saudável. Por isso, começámos a adoptar incentivos que encorajassem o uso da bicicleta, e em especial tomámos medidas para torná-la uma melhor opção de transporte.

To continue reading, register now.

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

or

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

https://prosyn.org/plEjimWpt