Children attend school in Ghana Christian Science Monitor/Getty Images

A escolarização sem aprendizagem de África

ACRA – No início do ano lectivo, em Setembro, houve boas notícias para perto de meio milhão de alunos que iniciaram o ensino secundário no Gana: o Presidente Nana Akufo-Addo cumpria a sua promessa eleitoral de ensino secundário gratuito para todas as crianças do país. Jurara não apenas acabar com as taxas de matrícula, mas também fornecer manuais e refeições gratuitas, já que estes custos representavam frequentemente um obstáculo para os estudantes mais pobres.

O Gana introduziu o ensino obrigatório gratuito nos níveis primário e secundário em 1995, mas a sua implementação tem sido penosamente lenta, e os sonhos de instrução dos alunos eram frequentemente interrompidos antes de chegarem ao liceu. Mesmo em 2014, só 37% dos alunos do país estavam matriculados no ensino secundário, devido aos elevados custos. A decisão do presidente é, por isso, um exemplo inspirador a seguir pelos vizinhos do Gana.

Infelizmente, e apesar de reformas progressistas como esta, alunos por toda a África enfrentam ainda outras barreiras difíceis no caminho para uma educação verdadeiramente abrangente. No Gana, por exemplo, é improvável que as crianças pobres e de zonas rurais colham todos os benefícios do seu recente acesso ao ensino secundário.

https://prosyn.org/RS0qQAJpt