nshemereirwe1_YANICK FOLLYAFP via Getty Images_africaschooleducationcomputer Yanick Folly/AFP via Getty Images

Repensar a educação para todos em África

KAMPALA – As preocupações internacionais sobre o estado da educação em África centram-se no grande número de crianças que não estão na escola – atualmente cerca de um terço da totalidade em todo o mundo. Mas, embora aumentar o acesso à educação no continente deva permanecer claramente uma prioridade, os governantes devem também prestar muito mais atenção ao que, e como, as crianças aprendem.

Hoje, mesmo as muitas crianças africanas que estão na escola têm problemas. Na África Subsariana, até 40% das crianças deixam a escola primária sem adquirirem as competências básicas. Muitas crianças que ultrapassaram o limite de idade, de acordo com o sistema, têm em geral uma maior probabilidade de desistir. E as raparigas e as crianças muito pobres têm os piores resultados nas comparações internacionais de desempenho educacional. O Barómentro de Aprendizagem de África relata, por exemplo, que “na República do Malawi, 52% das raparigas não estão a aprender as competências básicas quando terminam a escola primária em comparação com 44% dos rapazes” e que “na República do Botswana, 7% das crianças de famílias ricas não estão a receber educação em comparação com 30% das crianças de famílias pobres”.

Além disso, a África Subsariana tem a população em idade escolar com o crescimento mais rápido do mundo. Ao ritmo atual, cerca de 20% das crianças na região continuarão excluídas do ensino escolar em 2030, a qualidade da educação diminuirá ainda mais e a proporção de professores qualificados provavelmente continuará a descer, como aconteceu nas últimas duas décadas. Além de tudo isto, as interrupções causadas pela COVID-19 alimentaram o receio de que muitas das crianças que deixaram de ir à escola nunca mais voltem.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/zORn0jYpt