Refugee children Anadolu Agency/Getty Images

Escolas de Esperança

LONDRES – Hoje, 20 de Junho, é o Dia Mundial do Refugiado, data em que honramos a força e a coragem daqueles que foram obrigados a abandonar as suas casas. Hoje, o meu pensamento está em Mohammed, um refugiado sírio que conheci no mês passado quando visitei a Escola Primária de Istoc, na Turquia.

Numa escola repleta, já a rebentar pelas costuras para acolher a numerosa população local, assisti à tentativa de Mohammed, sentado no fundo da sala de aula, de terminar um trabalho de arte. A turma estava a desenhar artefactos de museus enquanto discutia animadamente a importância da preservação da cultura e do património.

Mohammed parou para explicar a forma como os seus colegas o tinham ajudado a aprender a sua língua e como estava a conseguir recuperar o atraso das as aulas após ter fugido do seu país devastado pela guerra para ir viver para Istambul. Contudo, o seu sonho é ter a oportunidade de voltar para casa um dia, e está determinado em estudar afincadamente para obter os conhecimentos e as competências necessárias para construir um novo futuro no seu país.

https://prosyn.org/KkfZKZgpt