rajan58_waitforlight_getty images_shipping Waitforlight/Getty Images

O verdadeiro custo da guerra comercial

CHICAGO – Mais um dia, mais um ataque ao comércio. Porque é que todas as controvérsias – independentemente de serem sobre propriedade intelectual (PI), imigração, danos ambientais ou reparações de guerra – produzem agora novas ameaças ao comércio?

Durante grande parte do século passado, os Estados Unidos geriram e protegeram o sistema comercial regulamentado que criaram no fim da II Guerra Mundial. Esse sistema exigiu um corte fundamental com o ambiente de suspeita mútua entre potências concorrentes que existia antes da guerra. Os EUA incentivaram todos a compreender que o crescimento e o desenvolvimento de um país poderia beneficiar todos os países, graças ao aumento do comércio e do investimento.

De acordo com os novos preceitos, adoptaram-se regras para restringir o comportamento egoísta e as ameaças coercivas das potências económicas. Os EUA serviram como potência hegemónica benevolente, administrando a ocasional reprimenda a quem agisse de má-fé. Entretanto, as instituições multilaterais do sistema, especialmente o Fundo Monetário Internacional, ajudavam os países em necessidade extrema de fundos, desde que seguissem as regras.

https://prosyn.org/q7IqH3Qpt