elerian136_peshkova_getty images_global economy Peshkova/Getty Images

Garantir uma recuperação global mais sólida e mais justa

CAMBRIDGE – Há uma piada antiga sobre contrapartidas complicadas que nos pede para imaginarmos o nosso pior inimigo a cair num precipício ao volante do nosso carro novinho em folha. Ficaríamos felizes com a morte do nosso inimigo ou tristes com a destruição do nosso carro?

Para muitos, a forma da tão esperada e necessária recuperação económica global deste ano apresenta um dilema semelhante. Na ausência de uma reformulação das políticas nacionais e da coordenação internacional, a significativa aceleração do crescimento esperada em 2021 será muito desigual, tanto entre os países como dentro dos países. Com isso, vem uma série de riscos que pode tornar o crescimento nos anos subsequentes menos robusto daquilo que poderia e deveria ser.

Com base nas informações atuais, espero que o rápido crescimento na China e nos Estados Unidos conduza a uma expansão global de 6%, ou mais, este ano, em comparação com uma contração de 3,5% em 2020. Mas, embora a Europa deva sair da dupla recessão, a recuperação provavelmente será mais moderada. Há zonas do mundo emergente que estão numa posição ainda mais difícil.

https://prosyn.org/a0RaLycpt