ennaji11_FADEL SENNAAFPGetty Images_moroccanwomanwindowsad Fadel Senna/AFP/Getty Images

O casamento infantil está a dificultar o desenvolvimento

FEZ – Na cimeira das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que decorreu no mês passado, a questão do casamento infantil não teve muita dedicação. No entanto, acabar com esta prática cruel – que rouba às raparigas a infância, a autonomia corporal e a oportunidade de construírem o seu próprio futuro – é essencial para alcançar uma série de ODS, incluindo a garantia da igualdade de género, a melhoria da saúde e a distribuição de uma educação de qualidade e oportunidades económicas para todos.

Nascido de tradições patriarcais antiquadas e sustentado pela ignorância, pobreza e desigualdade socioeconómica, o casamento infantil permanece generalizado em toda a África, Ásia e Médio Oriente. No Níger, 76% das raparigas estão casadas antes dos dezoito anos de idade – a taxa mais alta do mundo. Seguem-se na lista os países República Centro-Africana (68%) e Chade (67%). No Médio Oriente, 32% das raparigas no Iémen são casadas, seguido pelo Iraque (24%) e Egito (17%).

No total, mais de 12 milhões de raparigas menores de idade casam-se anualmente. São 12 milhões de raparigas que, sem decidirem por si próprias, tiveram a infância – e, mais do que provavelmente, a educação – reduzidas e substituídas pela obrigação de suportar várias exigências físicas, gestações potencialmente fatais, criar uma família e manter uma casa.

https://prosyn.org/KNvwyI1pt