malaria treatment Ghana Shaul Schwarz/Getty Images

Um plano global para acabar com a malária

ABU DHABI –Ninguém deveria morrer devido a uma doença evitável. No entanto, as doenças evitáveis matam dois milhões de crianças todos os anos, muitas das quais não têm meios financeiros para pagar tratamentos adequados. A maioria destas doenças é tratada com medicamentos existentes ou é, acima de tudo, evitável.

A malária, uma doença mortal transmitida por mosquitos, é uma dessas doenças. Há menos de um século, as famílias em todo o mundo –inclusive na América do Norte e na Europa –viviam com medo da picada do mosquito. A malária não só tirou a vida de crianças e adultos; ela perpetuou a pobreza e o crescimento económico global limitado, impedindo que milhões atingissem o seu pleno potencial.

Hoje, mais de 30 países eliminaram o parasita da malária e, pelo menos, mais dez estão no caminho certo para fazerem o mesmo até 2020. Apesar disso, a malária continua a ser uma das causas principais de morte de crianças com menos de cinco anos na África subsariana, roubando a vida de uma criança a cada dois minutos. A malária é, também, dispendiosa, custando à economia de África cerca de 12 mil milhões de dólares por ano.

https://prosyn.org/l2GGRVvpt