rodrik186_BORIS HORVATAFP via Getty Images_francestudentprotest Boris Horvat/AFP via Getty Images

Desigualdade e a Comissão Macron

CAMBRIDGE – As economias avançadas vão se recuperar mais depressa da pandemia de covid-19 do que os países de baixa renda. Ainda assim, elas têm pela frente um conjunto importante e interconectado de desafios nos próximos anos: mudanças climáticas, desigualdade, novas tecnologias, envelhecimento demográfico e imigração. O jeito tradicional de fazer negócios não vai colar em nenhuma dessas áreas, e novas abordagens são necessárias em cada uma delas.

Quando a pandemia começava a ganhar força no início de 2020, o presidente francês, Emmanuel Macron criou uma comissão internacional de economistas para avaliar esses desafios de longo prazo e apresentar propostas de políticas econômicas. Liderada pelo ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional Olivier Blanchard e pelo economista ganhador do Nobel Jean Tirole, a comissão debateu cada uma dessas questões ao longo de vários meses. Propostas interessantes surgiram dos três relatórios produzidos por um subgrupo de autores e divulgadas no fim de junho.

Nós preparamos o relatório sobre desigualdade e insegurança econômica. A França é um caso interessante, porque é uma das poucas economias de grande porte que não experimentou aumento da desigualdade geral, medida por indicadores convencionais como o índice de Gini. No entanto, as lacunas socioeconômicas entre os diferentes estratos não foram fechadas, muitas regiões ficaram para trás na criação de bons empregos e oportunidades econômicas, o desemprego juvenil é muito alto e a mobilidade social continua baixa. Pesquisas de comportamento revelam altos níveis de insegurança econômica, uma percepção significativa de injustiça em relação aos arranjos econômicos existentes e um grande apoio a políticas públicas mais ativas para conter essas tendências.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/nNNANkipt