177f550346f86f0c07f45f03_pa2387c.jpg

O Próximo Pesadelo da Europa

CAMBRIDGE – Como se as ramificações económicas de um total incumprimento por parte da Grécia não fossem já suficientemente aterrorizantes, as consequências políticas poderiam ser muito piores. Uma dissolução caótica da zona euro causaria danos irreparáveis ​​ao projeto de integração europeia, o pilar central da estabilidade política na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Seria desestabilizar não só a periferia europeia altamente endividada, mas também países centrais como a França e a Alemanha, que foram os arquitetos desse projeto.

O cenário de pesadelo seria também uma vitória para o extremismo político ao estilo dos anos 1930. O fascismo, o nazismo e o comunismo eram filhos de uma chicotada contra a globalização, que vinha crescendo desde o final do século XIX, alimentando-se das ansiedades de grupos que se sentiam marginalizados e ameaçados pelas forças de mercado em expansão e pelas elites cosmopolitas.

O comércio livre e o padrão-ouro tinham exigido relegar para segundo plano prioridades internas tais como a reforma social, construção da nação e a reafirmação cultural. A crise económica e o fracasso da cooperação internacional comprometeram não só a globalização, mas também as elites que apoiavam a ordem existente.

https://prosyn.org/5GIVpGmpt