manlan7_2GettyImages-837262950 Melanie Stetson Freeman/The Christian Science Monitor via Getty Images

Investir na saúde dos africanos

LOMÉ – O sector da saúde em África constitui uma enorme oportunidade de investimento, cujo valor foi estimado pela Comissão Económica das Nações Unidas para África em 66 mil milhões de dólares anuais. Ainda assim, os líderes africanos e os doadores continuam a debater os sistemas de saúde de África em termos de lacunas de financiamento. Com efeito, essas lacunas só serão preenchidas quando África for vista como um destino para o investimento, e não como uma beneficiária de ajuda externa.

Um sistema de saúde robusto é um pré-requisito para o desenvolvimento económico. Mas a ajuda ao desenvolvimento destinada a África que é aplicada na saúde não é suficientemente previsível não é suficientemente previsível para sustentar os tipos necessários de investimento de longo prazo.

A importação de produtos farmacêuticos, por exemplo, custa a África algo como 14 mil milhões de dólares todos os anos. A criação das condições para a produção farmacêutica local não reduziria apenas essa factura: também originaria a criação de 16 milhões de empregos. (Este é um outro motivo ainda para apoiar a Área Continental Africana de Comércio Livre, a AfCFTA). Contudo, a ajuda é frequentemente prometida de acordo com cronogramas de três anos, sem garantias que será verdadeiramente disponibilizada quando for necessária para o financiamento dos programas previamente planeados.

https://prosyn.org/dMFSlx1pt