pei92_Kevin FrayerGetty Images_xi standing committee Kevin Frayer/Getty Images

A China provará que os pessimistas estão errados?

ATENAS - A nova equipe de liderança escolhida pelo presidente chinês, Xi Jinping, no 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China não conseguiu impressionar os mercados financeiros nacionais e estrangeiros. Na semana seguinte ao anúncio da nova equipe de Xi, o mercado de ações de Hong Kong caiu 8,3%, e o índice composto de Xangai, a maior bolsa de valores da China, despencou 4%, apesar da intervenção do governo chinês para sustentar os preços. Ações chinesas cotadas nos EUA deram um mergulho de 15%.

Os investidores têm boas razões para se preocupar. Embora os mercados financeiros já tivessem precificado o terceiro mandato de Xi, os investidores esperavam que ele nomeasse uma equipe de funcionários mais moderados e experientes, capazes de pôr o pragmatismo acima da política. Em vez disso, Xi entupiu o Politburo e seu Comitê Permanente com aliados leais e protegidos.

O próximo premiê da China será Li Qiang, que foi chefe de gabinete de Xi (2004-07) antes de servir mais tarde como governador da província de Zhejiang (2013-16) e secretário do PCC de Xangai (2017-22). Li é amplamente creditado por convencer a Tesla a construir sua maior fábrica no exterior em Xangai – conquista que reforçou sua reputação como alguém pró-empresas. Mas, ao contrário de todos os outros premiês desde 1988, Li não tem experiência administrativa nacional.

https://prosyn.org/8qyQYHWpt