eichengreen180_Universal History ArchiveUIG via Getty images)_versailles Universal History Archive/UIG via Getty images

Rússia e a longa sombra de Versalhes

NOVA DÉLHI – O debate sobre usar ativos russos congelados para financiar a reconstrução da Ucrânia está chegando a um ponto sem retorno. Os argumentos a favor são convincentes. As objeções são fracas. Mas também pode haver consequências imprevistas.

O Canadá aprovou legislação que permite que os ativos russos sejam redistribuídos em nome da Ucrânia. Nos Estados Unidos, quatro membros do Congresso apresentaram propostas que redirecionariam ativos soberanos russos para a Ucrânia. E os líderes da União Europeia trataram da questão em sua cúpula recente, embora o chanceler alemão, Olaf Scholz, e outros tenham expressado preocupação de que tal ação possa violar o direito internacional.

Os argumentos a favor da apreensão de ativos russos congelados foram convenientemente reunidos num lugar só por Lawrence Summers, Philip Zelikow e Robert Zoellick. A Rússia possui os meios para financiar a reconstrução. Uma economia vigorosa será a melhor defesa da Ucrânia no pós-guerra. A verdade e a justiça estão do lado da Ucrânia. Outros ditadores tentados a imitar o imperialismo do presidente russo Vladimir Putin serão desencorajados.

https://prosyn.org/PfpJs8Ppt