ito6_Takashi AoyamaGetty Images_japancovid Takashi Aoyama/Getty Images

O desespero Delta do Japão

TÓQUIO – Com a propagação da variante Delta, o número de novas infecções de COVID-19 está a aumentar em todo o mundo, e de forma muito mais expressiva em regiões e países com baixas taxas de vacinação. O Japão não é excepção. Só cerca de 40% da sua população está completamente vacinada, comparativamente a taxas de vacinação entre 50 a 65% nos outros países do G7, e a sua taxa de infecções subiu acentuadamente nos últimos dois meses. A 24 de Agosto, a sua média móvel semanal de casos diários confirmados estava nos 23 036, comparativamente aos 3000 de apenas um mês antes.

Antes do surto actual, a média semanal mais elevada foi cerca de 6500, atingida em Janeiro e novamente em Maio deste ano. Durante estes primeiros surtos, a declaração de emergência pelo governo japonês e os “pedidos” para que as pessoas não saíssem de casa tiveram algum efeito. Mas, desta vez, esses pedidos têm sido em grande medida ignorados.

A subida da taxa de infecções é uma má notícia para um governo que terá brevemente de disputar eleições legislativas. Mas existem dois sinais positivos. Primeiro, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 realizaram-se neste Verão sem incidentes de maior, e com os atletas japoneses a arrecadar 27 medalhas de ouro (a terceira posição, depois dos Estados Unidos e da China). Uma maioria de japoneses considera agora que foi bom terem acolhido os Jogos: uma mudança acentuada, comparativamente às sondagens realizadas antes do evento.

https://prosyn.org/ClJ7IRupt