jlevy3_MANDEL NGANAFP via Getty Images_imfworldbankmeetings Mandel Ngan/AFP via Getty Images

A instituição Bretton Woods de que precisamos

WASHINGTON (D.C.) – No 80º aniversário do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, deveríamos refletir sobre o que essas instituições de Bretton Woods conquistaram desde a Segunda Guerra Mundial. Além de apoiar níveis inéditos de crescimento global e redução de pobreza, elas têm ajudado a enfrentar e superar diversas crises econômicas e financeiras. Agora, elas têm a oportunidade - e o dever - de revisitar suas obrigações institucionais e garantir que estejam preparadas para lidar com os desafios urgentes do século 21.

É de conhecimento geral que os problemas de “bens comuns” que transcendem fronteiras nacionais (entre eles, mudanças climáticas, pandemia e migração) representam o maior desafio à atual arquitetura multilateral. Dada a natureza existencial e urgente do desafio climático, o imperativo da ação coletiva é urgente. No entanto, o avanço tem sido lento.

Um relatório recente do Grupo de Trabalho sobre Reforma Multilateral do Comitê de Bretton Woods aborda as causas deste impasse e busca um caminho adiante. Nós identificamos “lacunas” (de governança, implementação e responsabilização) tanto no setor público quanto privado, e mostramos por que somente uma abordagem sistêmica à reforma pode dar conta da questão.

https://prosyn.org/Z2dRFQspt