paris city hall green Chesnot/Getty Images

Um New Deal Verde para a Europa

FLORENÇA – No início deste mês, Jim Yong Kim demitiu-se repentinamente do seu cargo como presidente do Banco Mundial, deixando um dos pilares da ordem financeira internacional sem rumo nem liderança. Kim vai entrar para uma sociedade de capitais de investimento, onde acredita poder “ter o maior impacto sobre as questões globais mais importantes, como as alterações climáticas”.

É verdade que o sector privado tem um papel importante a desempenhar na mobilização de fundos para melhorar modelos comerciais e enfrentar a ameaça representada pelas alterações climáticas. Mas os governos e as instituições multilaterais continuam a ser indispensáveis para garantirem a abrangente transformação económica que é necessária.

As provas científicas do aquecimento global são inequívocas. Segundo estimativas conservadoras, um aumento da temperatura global de mais de 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais até ao fim do século provocaria a devastação ambiental generalizada. O aumento da gravidade das condições meteorológicas destruiria a biodiversidade e os meios de subsistência, ao mesmo tempo que os recursos escasseariam. A subida do nível do mar causaria o desaparecimento de cidades costeiras. Tudo isto contribuiria para a instabilidade social e as migrações em larga escala.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/taVJS5Upt