A general view of the Crimean bridge Mikhail Svetlov/Getty Images

É tempo de uma remodelação financeira global

NOVA IORQUE – Em 2015, os estados-membros das Nações Unidas reuniram-se e comprometeram-se a atingir um conjunto abrangente e universal de 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abarcam todas as dimensões do desenvolvimento económico e social.

O investimento será indispensável para que se atinjam os ODS, que visam eliminar a pobreza, acabar com a fome, combater as mudanças climáticas, construir infra-estruturas resistentes, e promover o crescimento inclusivo e sustentável. Contudo, passados três anos, não fizemos ainda o suficiente para prepararmos os nossos sistemas financeiros de modo a cumprirmos os ODS.

A ONU, em coordenação com quase 60 agências e instituições internacionais, publicou recentemente uma avaliação do progresso global no sentido da alteração do financiamento, das políticas e dos regulamentos necessários para atingir os ODS. Nesta avaliação indica-se que, apesar do impulso positivo no investimento sustentável, os objectivos não serão atingidos se não deslocarmos todo o sistema financeiro para horizontes de investimento de longo prazo, e se não transformarmos a sustentabilidade numa preocupação central. Sem uma perspectiva de longo prazo, determinados riscos, especialmente os associados às mudanças climáticas, não serão considerados nas decisões do investimento privado.

https://prosyn.org/mOYSoAwpt