gwagner7_GERARD JULIENAFP via Getty Images_solarpanels Gerard Julien/AFP via Getty Images

O momento de viragem que queremos para o clima

NOVA IORQUE – Tal como a maioria das atividades compensadoras, reduzir a poluição por carbono tem custos. Caso contrário, as alterações climáticas não seriam um problema, em primeiro lugar – pelo menos não a partir de uma perspetiva estritamente económica. Mas as alterações climáticas, e o que elas exigem de nós, também são uma questão profundamente política. Agora que os custos económicos diretos da ação climática diminuíram, o debate está a mudar para as dificuldades políticas e sociais referentes ao afastamento dos combustíveis fósseis e ao caminho em direção a um mundo de baixo carbono e alta eficiência.

No que diz respeito aos custos económicos, a ação climática está a tornar-se mais acessível no geral. Os custos dos painéis solares fotovoltaicos (PV) caíram a pique mais de 85% em menos de uma década e bem mais de 99% desde que os primeiros painéis chegaram aos telhados das pessoas no início da década de 1980. Como resultado, a produção solar fotovoltaica mundial aumentou rapidamente, com projeções a apontar para uma futura quadruplicação até ao final desta década. A energia solar é a fonte de produção de eletricidade de crescimento mais rápido; e a produção de energia eólica não fica muito atrás.

Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Em todo o mundo, o carvão continua a ser o rei para a produção total de eletricidade,  assim como o petróleo é para o consumo total de energia (que inclui o setor automóvel, de aviação e de navegação). Este é, em poucas palavras, o desafio climático: os custos das energias renováveis ​​estão a atingir novos mínimos, mas as formas de energia mais antigas e mais poluentes ainda estão em uso e são procuradas em toda a parte. O resultado final não deixa dúvidas, assim como as tendências atuais: a transição verde irá acontecer. A única questão é se irá avançar com a rapidez suficiente para conter os riscos da inação climática.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/1sXcRQfpt