yu76_STRAFP via Getty Images_china construction STR/AFP via Getty Images

A China conseguirá atingir sua meta de crescimento para 2024?

PEQUIM – No dia 5 de março, na abertura do ano legislativo chinês, o Congresso Nacional do Povo (APN), o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, anunciou que a meta do governo para o crescimento do PIB este ano é de cerca de 5% . É uma meta encorajadora, mas se a China quiser alcançá-la, o governo precisará ajustar sua abordagem política.

Embora o crescimento anual do PIB da China tenha atingido 5,2% no ano passado, tem diminuído constantemente, quase numa base trimestral, desde 2010. Não é de muita ajuda o fato de a China estar lutando contra uma inflação muito baixa e até com deflação. O índice de preços ao consumidor cresceu apenas 0,2% em 2023, enquanto o índice de preços ao produtor diminuiu 3%. Isto está em linha com as tendências de longo prazo: o IPC chinês tem aumentado menos de 2%  em média, desde 2012, e o IPP tem estado em território negativo durante a maior parte da última década.

Quanto mais cedo a China inverter essas tendências, melhor. Caso contrário, o impacto cumulativo de fatores estruturais de longo prazo, como o envelhecimento da população, os persistentes “efeitos de histerese” de perturbações econômicas passadas e a queda da confiança tornarão cada vez mais difícil – até mesmo impossível – reviver um crescimento satisfatório. Felizmente, a janela para uma recuperação robusta ainda não se fechou: com uma política fiscal e monetária mais expansionista, o governo da China pode estabilizar o crescimento do PIB em um nível mais elevado – cerca de 6%.

https://prosyn.org/VY00BGPpt