davies89_Liu JieXinhua via Getty Images_michaelbarr Liu Jie/Xinhua via Getty Images

Serão possíveis as regras de capital global?

LONDRES – O que é um nome? As propostas finais para as regras de capital bancário foram apelidadas de Basileia 3.1, sugerindo que um pequeno exercício de organização – apenas algumas notas graciosas acrescentadas a uma melodia composta há muito tempo. Mas os bancos, preocupados com a possibilidade de implicações mais graves, falaram de Basileia 4, para dizer que não são notas graciosas, mas uma reformulação de toda a composição, agora numa tonalidade mais alta.

Esse nome não pegou. Os reguladores insistiram que não era uma música nova e que qualquer um que pudesse cantar Basileia 3 não teria problemas em aprender Basileia 3.1. Mas então, algum anônimo praticante das obscuras artes políticas americanas surgiu com o termo Fim de Jogo Basiléia, que parece sugerir que alguém está prestes a morrer. No lado oriental do Atlântico, o termo lembra a peça de Samuel Beckett, Fim de Jogo, sobre a angústia existencial, a futilidade e a falta de sentido da vida humana. Os não banqueiros poderão achar que esta é uma boa descrição do debate sobre a dimensão adequada das reservas dos grandes bancos, que já dura há muitos anos.

Alguns países, como Singapura e Austrália, pararam de discutir e simplesmente seguiram em frente. Na União Europeia e no Reino Unido, os detalhes estão quase finalizados. Mas nos Estados Unidos, o fim do jogo não está nem perto do fim – o que poderá estar ainda mais distante do que nunca, na recente sequência da intervenção do presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell.

https://prosyn.org/QbTHySVpt