strain15_STEFANI REYNOLDSAFP via Getty Images_fed STEFANI REYNOLDS/AFP via Getty Images

Ainda é possível uma recessão nos EUA

WASHINGTON, DC – Está crescendo o otimismo de que os Estados Unidos conseguirão evitar uma recessão. Uma pesquisa do Wall Street Journal  com economistas, em julho, descobriu que apenas 54% esperam uma recessão nos próximos 12 meses, abaixo dos 61% em abril. Economistas do Goldman Sachs reduziram sua estimativa de probabilidade de recessão para 20%. Após a divulgação de encorajadores dados do índice de preços ao consumidor (IPC) em 12 de julho, os investidores ficaram mais confiantes de que a inflação poderá ser controlada sem sacrifício do  crescimento econômico.

Esse emergente consenso pode acabar sendo correto. Estamos todos torcendo por uma “aterrisagem suave” em que a inflação continue a deslizar para baixo em direção à meta de 2% do Federal Reserve dos EUA sem que a economia encolha. Mas eu me preocupo que uma recessão no próximo ano seja muito mais provável do que não.

Afinal, a inflação estrutural ainda é o dobro da meta do Fed, e sua tendência de queda não tem feito significativos progressos em 2023. Diante dessa realidade, foi bastante confuso ver tantos comentaristas desfraldando a bandeira de “Missão Cumprida” após a última divulgação de dados.

https://prosyn.org/baPQQZEpt