delong223_Tayfun CoskunAnadolu Agency via Getty Images_economic recovery Maria Stavreva/Getty Images

Os limites da recuperação americana

BERKELEY – Os Estados Unidos são o lar de 4% da população do mundo, mas têm 21% das mortes confirmadas por covid-19; o país representa 25% da população do Norte do planeta, mas 50% das mortes em excesso (óbitos de qualquer natureza acima da média) registradas durante a pandemia.

Não só isso, os casos cumulativos por milhão atuais da América são quase quatro vezes maiores que os da União Europeia (ainda que esta última pareça estar vivendo uma segunda onda). Enquanto os EUA continuam a perder cerca de mil pessoas por dia para a covid, o número diário de mortes na União Europeia está próximo de 300, e os países asiáticos no Norte do planeta não estão perdendo quase ninguém. E não, não se trata de um problema do continente norte-americano: o Canadá perde somente cerca de dez pessoas por dia para o vírus.

Após vários meses de fracasso para confrontar a pandemia, os índices campeões de mortes e infecções da América não são mais surpresa. A pergunta é o que a trajetória atual da pandemia significa para a recuperação econômica americana.

https://prosyn.org/a4PIRqzpt