sjohnson2_ GHIEducation ImagesUniversal Images Group via Getty Images)_chemo GHI/Education Images/Universal Images Group via Getty Images

Como chegar aos cuidados oncológicos universais

GENEBRA – Na segunda Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre a Cobertura Universal de Cuidados de Saúde, que se realizará em breve, é expectável que os governos mundiais adoptem um novo conjunto de compromissos centrados na aceleração da implementação da CUCS. Nenhuma resolução ficará completa sem a inclusão explícita de serviços oncológicos abrangentes.

Estima-se que o cancro cause dez milhões de mortes por ano. Para além do sofrimento humano, a doença tem consequências económicas profundas – e crescentes: até 2030, prevê-se que a despesa mundial com os cuidados oncológicos atinja os 458 mil milhões de dólares. Em muitos países, os pacientes têm de pagar do seu bolso grande parte dos seus cuidados oncológicos – um fardo que leva frequentemente à catástrofe financeira.

Considerando isto, o investimento em estratégias acessíveis de prevenção e detecção precoce não é só um imperativo moral, mas também um imperativo económico. A prevenção é muito mais barata que o tratamento, e nos casos em que o cancro não pode ser prevenido, a detecção precoce torna o tratamento bem-sucedido mais provável e a um custo muito inferior.

https://prosyn.org/uL5e4yNpt