stiglitz257_Win McNameeGetty Images_trump nielsen Win McNamee/Getty Images

O legado mais preocupante de Trump

NOVA IORQUE – A demissão forçada de Kirstjen Nielsen do cargo de secretária de estado da Segurança Interna dos EUA não é motivo de comemoração. Sim, ela presidiu à separação forçada de famílias na fronteira dos EUA, ficando conhecida por pôr crianças pequenas em jaulas de arame. Mas o afastamento de Nielsen não deverá trazer melhorias, já que o presidente Donald Trump pretende substituí-la por alguém que aplique as suas políticas anti-imigrantes de um modo ainda mais implacável.

As políticas de imigração de Trump são aterradoras em quase todos os aspectos. Porém, podem não ser a pior característica da sua administração. Na verdade, a identificação dos seus aspectos mais horríveis tornou-se um popular jogo de salão na América. Sim, ele apelidou os imigrantes de criminosos, de violadores, e de animais. Mas que dizer da sua profunda misoginia ou da sua vulgaridade e crueldade sem limites? Ou do seu apoio cúmplice aos supremacistas brancos? Ou a sua saída do acordo de Paris sobre o clima, do acordo nuclear como Irão, e do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio? E, claro, existe a sua guerra contra o ambiente, a saúde, e o sistema internacional regulamentado.

Este jogo mórbido nunca acaba, claro, porque quase todos os dias aparecem novos pretendentes ao título. Trump é uma personalidade disruptiva e, depois da sua partida, talvez reflictamos sobre como uma pessoa tão desequilibrada e moralmente questionável pôde ser eleita, antes de mais, para a presidência do país mais poderoso do mundo.

https://prosyn.org/8IrK0Kzpt