barroso11_Photo by Jeff J Mitchell - Pool Getty Images_covid 19 Photo by Jeff J Mitchell - Pool /Getty Images

O que temos de aprender com a COVID-19

GENEBRA – As dificuldades, as crises, os infortúnios e os erros proporcionam frequentemente as perspectivas mais valiosas. A pandemia da COVID-19 é disto um bom exemplo. Além de todo o sofrimento que causou, o vírus também evidenciou as medidas que os países têm de tomar, tanto colectiva como individualmente, para se prepararem para futuras emergências globais de saúde pública. Agora, com a pandemia aparentemente no retrovisor, a questão é saber se os líderes políticos de todo o mundo considerarão as suas lições.

Esta questão não é trivial. Nas últimas décadas, os surtos de doenças desencadearam um ciclo recorrente de pânico e negligência entre os decisores políticos. Mas à luz da devastação humana, económica e social provocada pela COVID-19, podemos e temos de interromper este padrão.

Se a COVID-19 nos ensinou alguma coisa, foi que factores como as alterações climáticas, a invasão humana dos habitats da vida selvagem, o crescimento da população, a urbanização e as viagens low-cost fazem com que seja cada vez mais provável que enfrentemos pandemias mais devastadoras num futuro não muito distante. Um estudo de 2021 concluiu que a “probabilidade anual” de epidemias extremas poderia “aumentar para o triplo” nas próximas décadas. Seria extremamente imprudente não tomarmos hoje medidas decisivas que atenuem esta ameaça iminente.

https://prosyn.org/spPGj3Upt