berkley12_MAMYRAELAFP via Getty Images_covax Mamy Rael/AFP via Getty Images

O G20 tem de assumir novamente o compromisso com o Mecanismo COVAX

GENEBRA – Faz um ano que a comunidade internacional deu o seu apoio ao Mecanismo de Acesso Global às Vacinas contra a COVID-19 (COVAX) no sentido de liderar um esforço mundial para acabar com a fase aguda da pandemia. A iniciativa teve como objetivo garantir que todos os países, e não apenas aqueles com dinheiro ou recursos suficientes, pudessem ter acesso às vacinas que salvam vidas assim que estivessem disponíveis. Enquanto os ministros da saúde do G20 se preparam para a reunião que os juntará em Roma, de 5 a 6 de setembro, estão numa posição que pode garantir que o Mecanismo COVAX cumpre a sua missão.

Há um ano, ninguém sabia quando ou mesmo se seria possível desenvolver uma vacina segura e eficaz contra a COVID-19, muito menos as 20 que estão disponíveis hoje. Mas desde que efetuou as suas primeiras entregas internacionais em fevereiro, o Mecanismo COVAX – numa parceria estabelecida entre a Coligação para a Inovação na Preparação contra Epidemias, a Organização Mundial da Saúde, a UNICEF e a Gavi, a Aliança Global de Vacinas – distribuiu mais de 235 milhões de doses de vacinas para 139 países e espera distribuir mais mil milhões de doses no quarto trimestre. Apenas a China, a Índia e os Estados Unidos distribuíram mais. Este início da maior e mais complexa implementação de vacinas da história deu esperança a milhões de pessoas e estabeleceu bases sólidas para a forma como damos resposta a futuras pandemias.

No entanto, muito mais poderia e deveria ter sido alcançado até agora. É inaceitável que apenas 1,8% das pessoas em países de baixo rendimento tenham recebido a primeira dose de uma vacina contra a COVID-19, em comparação com 82% das pessoas que receberam em países com rendimento alto e médio superior. Essa desigualdade chocante não faz nenhum sentido, a nível económico, como também é destrutiva para a vida humana, com a estimativa mais recente do custo da implementação lenta a atingir os 2,3 biliões de dólares.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/68BiChbpt