national health service 1948 Edward G Malindine/Getty Images

Devolver a natureza pública aos sistemas públicos de saúde

LONDRES – O National Health Service do Reino Unido comemorou este ano o seu 70º aniversário, e agora será um bom momento para reflectirmos sobre o passado do NHS e para ponderarmos o seu futuro. O NHS é, desde há muito, uma fonte de inspiração para os debates mundiais sobre a saúde. Mas se não conseguir uma posição mais sustentável, poderá tornar-se num mau exemplo.

Em 1948, quando o NHS foi criado, a sua missão de fornecer cuidados universais de saúde de elevada qualidade era audaciosamente radical. Com o passar do tempo, no entanto, veio a representar um pilar fundamental do estado social moderno, juntamente com a educação e as prestações públicas para a velhice.

Actualmente, porém, o NHS enfrenta dificuldades crescentes, provocadas pelos anos de “austeridade” que se seguiram à crise financeira de 2008, bem como por mudanças mais genéricas no modelo de negócio da indústria farmacêutica. Com a gestão empresarial cada vez mais orientada para indicadores financeiros restritivos, como as receitas trimestrais, as empresas farmacêuticas aumentaram os preços dos medicamentos, e é o NHS quem está a suportar esses custos. Para piorar a situação, muitos medicamentos nem sequer existiriam se não fosse o investimento público. No ano passado, o NHS de Inglaterra gastou mil milhões de libras (1,28 mil milhões de dólares) na aquisição de medicamentos que receberam investimentos do Conselho do Reino Unido para a Investigação Médica e de outros organismos públicos. Nos Estados Unidos, o National Institutes of Health (NIH) gasta mais de 37 mil milhões de dólares todos os anos em investigação biomédica, especialmente em áreas que apresentam um risco acrescido para o sector privado. E, em todo o mundo, o sector público paga perto de dois terços de todos os custos iniciais da investigação e desenvolvimento da indústria farmacêutica.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/aj7ZfYLpt