asadullah9_JEWEL SAMADAFP via Getty Images_bangladesh phone JEWEL SAMAD/AFP via Getty Images

Os benefícios do empreendedorismo popular

KUALA LUMPUR – Ao celebrar este ano o seu 50º aniversário, o Bangladesh tem muito que comemorar. A sua evolução em termos de desenvolvimento humano tem sido excepcional quando comparada com a dos seus vizinhos no sul da Ásia. O crescimento económico sustentado reduziu a pobreza extrema, sobretudo porque a adopção precoce dos telemóveis pelas camadas populares permitiu a modernização de economias rurais anteriormente sem ligações entre si. Além disso, o Bangladesh tem-se tornado mais resiliente a catástrofes naturais como ciclones e cheias, e a capacidade estatal para gerir crises também melhorou.

O círculo virtuoso de desenvolvimento apoiado pela tecnologia no Bangladesh deriva de décadas de colaboração sustentada entre o estado e ONG, combinada com uma tónica em iniciativas populares para capacitação de empreendedoras. Este modelo também conferiu ao país uma vantagem inesperada na gestão do impacto económico da pandemia de COVID-19.

Apesar de muitos países em desenvolvimento terem implementado rapidamente novos programas para transferência de dinheiro como resposta à pandemia, nem todos estes mecanismos chegaram aos mais pobres com a mesma eficácia. O Paquistão e a Índia confiaram no sistema bancário tradicional para distribuir subsídios em dinheiro, enquanto a China optou por digitalizar os serviços de transferência. Mas ambos os métodos excluíram segmentos significativos da população.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/Xm6m6Y2pt