zhang66_STRAFP via Getty Images_chinaelectricvehicles STR/AFP via Getty Images

Por que a China oferece evidência para pessimistas e otimistas?

XANGAI - É raro uma avaliação do desempenho e potencial de uma economia divergir de modo tão drástico quanto no caso da China. Mesmo com alguns economistas celebrando as conquistas passadas e perspectivas futuras da China, outros ficam fixados em supostas falhas em seu modelo de desnvolvimento e sugerem armadilhas de média renda à espreita. Contudo, mais notável que a divergência radical de opiniões sobre a economia chinesa é o fato de que ambos os lados conseguem reunir evidências amplas para fundamentar seus pontos de vista.

Poucos questionariam que a China deve seu sucesso econômico do passado em grande parte à imitação tecnológica, permitida e encorajada pelo comércio com (e investimento direto das) economias desenvolvidas, especialmente durante a década de 90 e primeira década deste século. Mas não dá para fingir que traduzir imitação tecnológica em crescimento econômico acelerado não é uma conquista. Afinal, a maioria dos países de baixa renda não conseguiu fazer o mesmo.

Neste debate, destacar que a China ainda carece de algumas tecnologias-chave, ou que obteve a maioria das tecnologias que têm hoje graças ao apelo de seu mercado imenso, é ser muito perfeccionista. A verdadeira medida do sucesso tecnológico é a capacidade de converter novas tecnologias em lucros, crescimento e mecanismos de desenvolvimento. E a China vem fazendo isso não só usando as tecnologias ocidentais em sua forma original, mas também ao atualizá-las e adaptá-las com rapidez.

https://prosyn.org/FiQX1Plpt