frankel112_Spencer PlattGetty Images_USrecessionclosedstore Spencer Platt/Getty Images

O que caracteriza uma recessão?

CAMBRIDGE – Em 8 de junho, o Comitê de Datação por Ciclo de Negócios do Escritório Nacional de Pesquisa Econômica (NBER) declarou que a atividade econômica nos Estados Unidos havia atingido o pico em fevereiro de 2020, marcando oficialmente o início de uma recessão. Mas já sabíamos que estávamos em uma recessão que havia provavelmente começado por volta dessa data. Então, por que a declaração oficial do NBER tem importância?

Não é nenhum segredo que as aferições de emprego caíram acentuadamente de fevereiro a março. As despesas reais de consumo pessoal (Personal Consumption Expenditure – PCE) (ajustadas pela inflação) e a renda pessoal real antes das transferências atingiram o pico em fevereiro. As medidas oficiais do PIB são divulgadas apenas trimestralmente, mas a queda livre da economia no final de março foi suficiente para reduzir o crescimento do PIB no primeiro trimestre para uma taxa anualizada de 4.8% (em relação ao último trimestre de 2019).

Embora o NBER seja uma instituição privada de pesquisa sem fins lucrativos, seu calendário possui status oficial, conforme confirmado pelo Escritório de Análises Econômicas (Bureau of Economic Analysis - BEA) do Departamento de Comércio dos EUA. E toda vez que seu Comitê de Datação por Ciclo de Negócios aponta um momento decisivo para a economia dos EUA, as pessoas se perguntam por que demorou tanto. Mas o atraso de quatro meses entre o evento e a última declaração do Comitê foi o mais curto desde a sua fundação em 1978. Para os dez momentos de virada cíclica da economia americana desde 1980, o tempo médio foi de 11,7 meses. A relativa rapidez do comitê desta vez é uma prova do repentino e inédito colapso induzido pela pandemia.

https://prosyn.org/BPqKbZXpt