elerian148_ISHARA S. KODIKARAAFP via Getty Images_srilankaprotest Ishara S. Kodikara/AFP via Getty Images

Atenção para uma economia global com pequenos  incêndios por toda parte

CAMBRIDGE – Grandes choques na economia global, como a invasão da Ucrânia pela Rússia, compreensivelmente chamam mais atenção. Mas um novo padrão mundial de “pequenos incêndios por toda parte” pode ser igualmente importante para o bem-estar econômico de longo prazo. Com o tempo, esses pequenos incêndios podem se transformar em algo tão ameaçador quanto o grande incêndio inicial que atuou como catalisador.

Além de causar morte e destruição generalizada e deslocar milhões de pessoas, a guerra na Ucrânia continua a alimentar fortes ventos estagflacionários em toda a economia global. O consequente dano – seja na forma de preços mais altos de alimentos e energia ou novas interrupções na cadeia de suprimentos – não poderá ser fácil ou rapidamente combatido por ajustes nas políticas domésticas.

Para a maioria dos países, as consequências econômicas imediatas da guerra incluem inflação mais alta (que corrói o poder de compra), menor crescimento, maior desigualdade e maior instabilidade financeira. Enquanto isso, o sistema multilateral agora enfrenta maiores obstáculos ao tipo de coordenação política internacional necessária para lidar com problemas globais prementes, como mudanças climáticas, pandemias e migração com risco de vida.

https://prosyn.org/4TAzSvvpt