rogoff206_XinhuaLiu Jie via Getty Images_us inflation federal reserve Xinhua/Liu Jie via Getty Images

Os receios de uma inflação são justificados?

CAMBRIDGE – Os programas de estímulo fiscal e monetário em grande escala nos Estados Unidos e noutras economias avançadas estão a alimentar um debate feroz sobre a possibilidade de uma inflação maior estar a chegar. Os rendimentos a dez anos do Tesouro dos EUA e as taxas de hipotecas já estão a subir, prevendo que a Reserva Federal dos EUA – o banco central global de facto – será forçada a aumentar as taxas, com o potencial de rebentar as bolhas de preços de ativos em todo o mundo. Mas embora os mercados estejam, provavelmente, a exagerar os riscos de inflação a curto prazo para 2021, eles ainda não avaliam totalmente os perigos a longo prazo.

Para ser claro, um enorme apoio macroeconómico é inequivocamente necessário agora e no futuro previsível. A recessão induzida pela pandemia é pior do que a crise financeira mundial de 2008 e ainda há setores da economia dos Estados Unidos que se encontram numa situação de desespero. Além disso, apesar dos avanços promissores relacionados com as vacinas na luta contra o novo coronavírus, o cenário pode piorar.

Neste contexto, o risco real de inflação poderia materializar-se se a independência dos bancos centrais e a globalização deixassem de estar nas boas graças. A curto prazo, os governantes têm razão em se preocuparem com o facto de que se a economia continuar a recuperar, as medidas de estímulo e as economias em dinheiro dos consumidores irão incentivar uma explosão na procura. Mas é improvável que isso conduza a uma explosão da inflação da noite para o dia, principalmente porque o crescimento dos preços nas economias avançadas modernas é uma variável de movimento muito lento. Mesmo quando a inflação atingiu dois dígitos em muitos países ricos na década de 1970 (e subiu acima dos 20% no Reino Unido e no Japão), demorou muitos anos para ganhar força.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/M2SwvJEpt