O Parlamento Refém da Índia

NOVA DELHI – A corrente interrupção da “sessão da monção” no parlamento Indiano demonstrou simultaneamente a resiliência da democracia Indiana e a irresponsabilidade com que é tratada pelos seus responsáveis.

Exigindo a demissão do Primeiro-Ministro Manmohan Singh, devido à alegadamente indevida atribuição de concessões mineiras de carvão a companhias privadas, o Partido Bharatiya Janata, na oposição, fez suspender os trabalhos parlamentares em três das quatro semanas da sessão. A paralisação repetida do parlamento por membros do PJB gritando palavras de protesto – violando todos os cânones da polidez legislativa e levando o infeliz orador a adiar as reuniões quotidianas – fez com que a actividade legislativa fosse interrompida.

O código de conduta que é transmitido a todos os recém-eleitos membros do parlamento – incluindo injunções por falar fora do seu turno, gritar palavras de protesto, agitar cartazes, e marchar até o centro do parlamento – tem sido completamente ignorado. Igualmente notável é a impunidade com que os legisladores desafiam as regras. Oradores sucessivos confessaram a sua impotência em face de um obstrucionismo tão determinado por parte do principal partido da oposição.

https://prosyn.org/VqCGbPLpt