rodrik184_SUSAN WALSHPOOLAFP via Getty Images_jerome SUSAN WALSH/POOL/AFP via Getty Images

Cuidado com os economistas que apoiam os paradigmas da política

CAMBRIDGE –  O neoliberalismo morreu. Ou talvez ainda esteja bem vivo. Experts têm falado em ambas as possibilidades atualmente. Mas, de qualquer forma, é difícil negar que algo novo está acontecendo no mundo da política econômica.

O presidente dos EUA, Joe Biden, convocou uma enorme expansão dos gastos do governo em programas sociais, infraestrutura e transição para uma economia verde. Ele quer usar as compras governamentais para reconstruir as cadeias internas de abastecimento e trazer empregos no setor de manufatura de volta aos Estados Unidos. Sua secretária do Tesouro, Janet Yellen, está fazendo pressão por um aumento global e coordenado dos impostos corporativos. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, tradicionalmente o braço mais agressivo do governo em estabilidade de preços, está minimizando os temores da inflação e dando seu apoio à expansão fiscal.

Todas essas mudanças de política representam um acentuado desvio do pensamento convencional em Washington. Também eles prenunciam um novo paradigma de política econômica?

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/TJYQHrhpt