hausmann85_StringerGetty Images_perucoronavirusunemployment Stringer/Getty Images

Para o que nos devemos preparar?

CAMBRIDGE – Suponha que sabia que um furacão se estava a formar, mas que os meteorologistas não tinham a certeza se seria uma tempestade de Categoria 2 ou de Categoria 5. Para qual dos cenários se deveria preparar?

O problema que enfrenta reflecte os custos de assumir que será uma tempestade de Categoria 5 quando for apenas de Categoria 2, e vice-versa. O último cenário implica mortes e destruição que poderiam ter sido evitadas através de evacuações, abrigos bem abastecidos e encerramentos preventivos. O primeiro cenário implica custos preventivos desnecessários. No caso dos furacões, todos concordamos que fará sentido pecar por excesso de prudência, pelo mesmo motivo de ser melhor estar cinco minutos adiantado para apanhar um comboio do que cinco minutos atrasado.

Na maior parte dos países emergentes e em desenvolvimento, a COVID-19 está a causar um furacão económico. Parece cada vez mais que poderá ser de Categoria 5, mas a comunidade internacional e muitos governos nacionais prepararam-se para uma tempestade tropical. Aproveitando a minha metáfora anterior, esta é uma receita para um acidente ferroviário.

https://prosyn.org/vPZo8expt